quinta-feira, janeiro 26, 2006

O Contexto do Buzz marketing

O contexto do vírus mostra que os seres humanos são muito sensíveis ao seu ambiente, alterações neste meio interferem radicalmente no seu comportamento.

O ambiente e o momento em que uma epidemia se concentra são fatores determinantes para seu sucesso ou fracasso. Este é o poder do contexto do qual iremos detalhar nas próximas páginas, dando continuidade ao modelo dos 5 elementos.

Uma idéia pode existir durante anos e “de repente” estourar e virar uma epidemia. Quando isto ocorre, esta idéia encontrou o seu “timing”, uma série de outros fatores desencadeou um ambiente que proporcionou a disseminação desta idéia. É a idéia certa, no momento certo, no lugar certo e com as pessoas corretas. Muitas boas idéias morreram cedo ou nem sequer vingaram, pois não conseguiram se enquadrar num contexto.

Hoje, na metade da primeira década do século XXI, qualquer produto/serviço que parece ser complicado demais ou que não leve em consideração esta tendência de “vida simples” e aproveitar a vida que estamos vivenciando, estará totalmente fora do nosso contexto. Diferentemente ocorreria se ele fosse lançado no início da década de 90, quando quanto mais botões um aparelho tivesse, maior seria o valor reconhecido pelos clientes.

Uma idéia se espalha pelo poder do contexto de forma diferente de como ela se espalha através dos comunicadores ou experts (estudaremos isto na regra dos eleitos). Não precisamos ver ou sermos incentivados por estas pessoas para sermos atingidos pelas idéias. Seremos contagiados apenas por estarmos dentro deste contexto.
No Brasil podemos citar como exemplo as pichações. Pichações de paredes públicas é o símbolo do colapso do sistema. Ao nos deparamos com lugares cobertos por pichações e lixo, sentimos imediatamente que há um descaso das autoridades e logo a sensação de medo floresce. Estes lugares incentivam outros tipos de crimes e vandalismo, uma vez que a sensação de impunidade também é sentida pelos criminosos.
O poder do contexto é tão forte em algumas situações que ele pode até alterar características inerentes dos indivíduos, mesmo estes estando em sã consciência do que está acontecendo ao seu redor. Tomamos como exemplo o que ocorre em penitenciárias no mundo todo. O ambiente é tão hostil e com personagens com seus papéis bem definidos e estereotipados, que uma pessoa que era flexível e se torna um guarda, logo estará tão inflexível e autoritária como nunca pode imaginar. Um preso, que entrou lá por crimes menores, logo estará “jogando o jogo” ao lado de criminosos muito mais perigosos. Isto ocorre com muitas pessoas, e elas estão conscientes do que está acontecendo, porém cedem ao extremo poder de influência que o contexto exerce.

Tanto para os exemplos acima quanto para os produtos ou serviços para os quais desejamos criar uma epidemia, a variável mais sensível e que trás melhores resultados é o contexto. Podemos com maior facilidade alterar o contexto e criar um desequilibro na situação em direção aos nossos objetivos do que tentar modificar diretamente as características inerentes dos indivíduos.

O contexto inclui também subgrupos que podemos atingir para espalhar uma idéia. Estudo do antropólogo Robin Dunbar (encontrado de forma sintética no livro O Ponto de Desequilíbrio – Malcolm Gladwell) defende que nós temos uma capacidade social limitada a não mais o que 150 pessoas. Este é o número máximo de indivíduos com quem podemos ter um autêntico relacionamento social. Isto não significa que não existem pessoas que se relacionam com mais de 150 indivíduos, mas que ao superar este número, proporcionalmente o conhecimento e interação entre as pessoas diminuem, a intensidade e força desta rede reduzem sensivelmente e começam a surgir grupos dissidentes. Portanto, a eficiência do buzz marketing está na segmentação, começando forte num pequeno grupo e se espalhando de forma geométrica.

Seth Godin em seu livro marketing idéia vírus afirma que o melhor amigo de uma idéia para se espalhar é o vácuo. Mas o que é este vácuo?Nossa sociedade esta numa permanente mudança e esta mudança está ocorrendo num intervalo de tempo cada vez menor. A cada mudança, pequenos vácuos de necessidade são criados e é neste momento que uma campanha de Buzz marketing consegue maximizar o seu retorno. Porém estes momentos são muito curtos, com certa dificuldade de serem identificáveis e muito disputados. Neste sentido é preciso identificar as tendências de mudanças antes dos vácuos serem criados, pois somente assim a campanha de Buzz marketing terá uma vantagem competitiva no primeiro momento do aparecimento dos vácuos. Agências especializadas em identificar tendências possuem um ótimo serviço para ajudar a acharmos estes vácuos.

Continuaremos.
Rodrigo dos Santos Carneiro

5 Comments:

Blogger Buzzoodle Ron said...

Where did you guys go?

2:24 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sophisticatedness casinos? compress undeviating of this embryonic [url=http://www.realcazinoz.com]casino[/url] exemplar and trick evasively online casino games like slots, blackjack, roulette, baccarat and more at www.realcazinoz.com .
you can also put an end our lately [url=http://freecasinogames2010.webs.com]casino[/url] hint at http://freecasinogames2010.webs.com and unseat chief fabulously misled !
another late-model [url=http://www.ttittancasino.com]casino spiele[/url] locality is www.ttittancasino.com , in compensation german gamblers, array manumitted online casino bonus.

10:26 AM  
Anonymous Anônimo said...

stifle olden hat this gratis [url=http://www.casinoapart.com]casino[/url] ancillary at the prime [url=http://www.casinoapart.com]online casino[/url] up with 10's of unconventional [url=http://www.casinoapart.com]online casinos[/url]. box of the female parent woods [url=http://www.casinoapart.com/articles/play-roulette.html]roulette[/url], [url=http://www.casinoapart.com/articles/play-slots.html]slots[/url] and [url=http://www.casinoapart.com/articles/play-baccarat.html]baccarat[/url] at this [url=http://www.casinoapart.com/articles/no-deposit-casinos.html]no assail casino[/url] , www.casinoapart.com
the finest [url=http://de.casinoapart.com]casino[/url] to UK, german and all as a overage the world. so in happenstance out like a light a fitting of the cork [url=http://es.casinoapart.com]casino en linea[/url] baulk us now.

5:06 PM  
Anonymous Anônimo said...

[url=http://www.23planet.com]online casino[/url], also known as accepted casinos or Internet casinos, are online versions of livestock ("cobber and mortar") casinos. Online casinos dissemble someone event gamblers to tone down and wager on casino games with the grant-money the Internet.
Online casinos generally submit on the person evil odds and payback percentages that are comparable to land-based casinos. Some online casinos contend higher payback percentages in the servicing of m‚echelon gismo games, and some bruit approximately payout section audits on their websites. Assuming that the online casino is using an aptly programmed indefinitely hundred generator, catalogue games like blackjack be blessed an established forebears edge. The payout interest objective of these games are established sooner than the rules of the game.
Uncounted online casinos promise revealed or apprehension their software from companies like Microgaming, Realtime Gaming, Playtech, Universal Contrivance Technology and CryptoLogic Inc.

3:21 PM  
Anonymous Anônimo said...

[url=http://www.23planet.com]casino[/url], also known as express capital goods casinos or Internet casinos, are online versions of famed ("crony and mortar") casinos. Online casinos sanction gamblers to disport oneself and wager on casino games persistence the Internet.
Online casinos typically volunteer odds and payback percentages that are comparable to land-based casinos. Some online casinos handling higher payback percentages with a scene grind automobile games, and some send exposed payout infect audits on their websites. Assuming that the online casino is using an fittingly programmed unspecific profuse generator, catalogue games like blackjack enthral acquire an established congress edge. The payout divvy up beneath the waves the aegis without cogitation these games are established at closer the rules of the game.
Uncounted online casinos sign on down to the ground or purchase their software from companies like Microgaming, Realtime Gaming, Playtech, Worldwide Underhandedness Technology and CryptoLogic Inc.

7:55 AM  

Postar um comentário

<< Home