Origens do Buzz Marketing
O boca-a-boca sempre existiu desde o início das trocas de mercadoria entre as pessoas. O que podemos considerar como origens do Buzz marketing atual é sim os seus recentes estudos sobre como potencializar a disseminação de idéias sobre um produto ou serviço. Neste campo, Malcolm Gladwell foi um dos pioneiros ao fazer uma comparação entre disseminação de um vírus com os nossos costumes de comunicação no livro O Ponto de Desequilíbrio.
Malcolm Gladwell foi jornalista especializado em ciências no Washington Post, escrevendo vários artigos sobre epidemiologistas. Descobriu que existe uma forma de entender a propagação de certos vírus e que seu enfoque poderia ser aplicado a outros campos além da medicina.
Estes médicos seguiam três princípios que também servem para descrevermos a rápida difusão de idéias, são eles:
*Os vírus têm diferentes capacidades de contágio;
*Pequenas causas provocam grandes efeitos (Teoria do Caos);
*Em dado momento uma enfermidade não se propaga passo a passo, mas sim com geométrica rapidez.
A capacidade de contágio depende da situação ou do que interessa às pessoas em determinado momento. Em geral, descobre-se a resposta a essa pergunta pesquisando o público-alvo ao qual o produto é dirigido.Foi com esta analogia à medicina que temos hoje diversos estudos sobre Buzz marketing, marketing viral ou epidêmico, dentre outros que compartilham destes conceitos.
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