quinta-feira, outubro 25, 2007

Blog x Posts x Visitas

Inspirado na ação feita pelo meu amigo Ron Mcdaniel da buzzoodle.com (http://blog.buzzoodle.com/index.php/2007/10/08/testing-your-blog-posting-success ) , fiz algumas observações sobre o comportamento do blog nos últimos meses:

·         Postar com freqüência semanal aumentou em mais de 200% as visitas;

·         Ficar sem postar não reduziu as visitas na mesma proporção, o impacto é menor;

·         Depois da própria URL, a principal porta de entrada do BuzzNow é o artigo “Dicas para gerar visita ao seu blog” http://buzznow.blogspot.com/2005/12/dicas-para-gerar-visitas-ao-seu-blog.html

·         76% são visitantes novos e 24% são visitantes retornando ao blog;

·         Além de brasileiros, houve visitas de americanos, portugueses, mexicanos, moçambicanos, chilenos e 1 suiço;

·         Apenas 20% dos visitantes passaram mais de 4 min. no blog;

Diante disto, algumas novidades serão implementadas nas próximas semanas!

 

  1. A freqüência de postagem será de no mínimo 2x por semana;
  2. Teremos uma atualização do post “Dicas para gerar visita ao seu blog” (uma delas é olhar as estatísticas do seu blog!);
  3. Vou mostrar aplicações do buzz marketing / viral como estratégia de marketing;
  4. Teremos as séries: Buzz da semana e Buzz negativo da semana;
  5. Faremos um acompanhamento de tendências, no melhor estilo cool hunter.

 

Melhoria contínua!

quarta-feira, outubro 17, 2007

Buzz Marketing Estratégico, Ativos intangíveis e Recuperação de Empresas

Poucos sabem mas também trabalho em um grande banco com Gestão & Turnaround de empresas em fase de reestruturação. Bom, mas que relação isto tem com buzz? Tudo.

Uma empresa em Recuperação Judicial ou simplesmente numa recuperação amigável, precisa contar muito com os seus ativos intangíveis, ou seja, aquilo que a contabilidade tradicional não consegue mensurar corretamente. Podemos citar 3 principais ativos intangíveis:

1) Pessoas: Qual a qualidade do management da empresa? Há dúvidas quanto ao caráter e a sua competência? Eles estão comprometidos e dispostos a se doar?

2) Clientes: Qual o valor dos clientes que a empresa possui? E sua fidelidade e share of wallet? O que eles pensam da empresa?
3) Marca: A marca ainda representa o posicionamento da empresa? Qualidade, custos, nicho, etc? Qual o diferencial e o segmento que ela traduz?
Buzz estratégico
Os ativos intangíveis citados acima não estão explicitados em balanço patrimonial, demonstração de resultado de exercício, fluxo de caixa projetado ou descontado, etc. Eles estão na imagem que temos da empresa e no que é falado boca-a-boca, ou seja, através do Buzz. Portanto, seja numa Recuperação judicial ou em qualquer reestruturação, é de grande importância traçar um plano de Buzz para suportar a estratégia de recuperação. Aqui vão alguns pontos que não podem ser esquecidos:
  • Comunicação: Disponibilize meios para tornar a comunicação fluente e fácil. Este meio pode ser um fórum no site da empresa, blog, etc. Algo que esteja sempre disponível a todos os interessados, seja funcionários, clientes, parceiros, fornecedores, credores, governo e acionistas. Além disso, cabe também a empresa explicar a cada player com uma linguagem adequada o que será feito e como deve ser feito, desta forma evita-se que ocorra interrupções e perda de foco em reuniões decisivas. Claro que os meios jurídicos devem ser religiosamente respeitados, mas a idéia é complementar com uma via mais acessível.

  • Transparência: Uma empresa pode trabalhar com um grau de transparência de 0 a 100% e o mais surpreendente, é uma questão de escolha, pois os riscos que corremos ao trabalhar com 0% são os mesmos ao trabalharmos com 100% de transparência. Porém, num momento tão delicado como este, sugiro trabalhar na ponta de cima e utilizar os canais acima para comunicar eventuais disabores. Ninguém gosta de ser "passado para trás";

  • Aliados: Busque e premie aliados importantes que irão mobilizar certas categorias para ajudar a empresa atingir seu objetivo. São estas pessoas que irão defender a qualidade ou não dos ativos intangíveis. E acredite, em certos momentos eles são mais decisivos do que fluxos de caixa projetados;

  • Grife de luxo: Se a situação da empresa é delicada, todos os esforços devem ser feitos. Quando falamos de empresas Middle Market, Corporate e Multis a credibilidade do plano de recuperação está diretamente relacionado com a capacidade de quem o produziu. E para atender plenamente bancos e grandes fornecedores, somente uma das chamdas "Big 5" poderá atender plenamente a este quesito. É mais caro mas vale o peso do carimbo PWC, KPMG, Accenture, Deloitte, Terco Grand Thorton dentre poucas outras.

  • Estratégia: Parece básico demais, mas o modelo de Diferenciais Competitivos de Porter bem como as 5 forces ainda são muito apreciadas pelos análistas. Analiso muitos planos focados corretamente no operacional e na projeção financeira porém sem nenhuma análise SWOT (ou quando fazem, esquecem das fraquezas e das ameaças), de posicionamento Estratégico (por favor não saiam chamando qualquer coisa de posicionamento estratégico) ou com elaboração de cenários.

Estes são apenas alguns itens que ajudarão e muito a recuperação ou renovação de qualquer empresa. Buzz Estratégico, pense nisto quando realizar seu plano de recuperação ou o seu planejamento estratégico para 2008, 2009, 2010...

Marcadores: , , , , , , , ,

quinta-feira, outubro 04, 2007

Tropa de Elite Trailer

Contextualizando...

Tropa de Elite - Buzz Marketing Nacional do Ano!

Buzz Marketing nacional do ano! Espontâneo ou estimulado? Ainda não sei, mas que todo mundo esta comentando deste filme é fato.

Já foram 2 antecipações de lançamentos
Estima-se que mais de 1 milhão de copias piradas já foram vendidas antes mesmo do lançamento no cinema.

Não serei hipócrita. Eu já assisti ao filme. 2 vezes. E assistirei a terceira no cinema.

Buzz Marketing do filme:
A causa esta perfeita - Heróis que combatem a violência, pobreza, corrupção no Brasil.

Contexto: Não é isso que precisamos? Vejam que o personagem principal “Nascimento” interpretado brilhantemente pelo Wagner Moura é a imagem de herói que estamos precisando para dar um basta a situação que estamos enfrentando

Eleitos: Todos que estão indignados, são antenados e são ávidos por novidades e pré-lançamentos. E os produtores fizeram uma pré-estréia em Jundiaí para tentar colocar a produção no Oscar...

Ação: Um filme polemico, gerou reclamação do próprio BOPE, violento e realista.

Desequilíbrio: tentativa de proibição levou a curiosidade a 1 milhão de pessoas antes mesmo do lançamento. Conheço pessoas q já decoraram as falas, pois assistiram mais de 10 vezes...

Parabéns ao cinema nacional!

Recado (para mim também): quantas crianças sem oportunidades da favela precisarão morrer por alimentarmos a pirataria e as drogas?
"Missão dada é Missão cumprida"

Marcadores: , , ,